6 Passos para organizar coquetel de lançamento

Organizar coquetel de lançamento para lançar um novo produto ou inaugurar um negócio, é uma jogada de marketing inteligente. Mesmo que você nunca tenha organizado um evento deste tipo, é possível realizá-lo com total sucesso. Basta ter planejamento, disciplina e organização.

Use nossas dicas para planejar um coquetel de lançamento memorável e colocar seu produto ou negócio no caminho certo!

 

Conheça o objetivo do evento do seu coquetel de lançamento

Muitas vezes esse detalhe é esquecido, mas é a parte mais importante do processo de organizar coquetel de lançamento.

Assim, definir o objetivo (ou resultado) do coquetel é o primeiro e mais importante passo a se planejar. Seu objetivo irá ajudar a identificar os critérios de sucesso do seu coquetel de lançamento.

 

organizar coquetel de lançamento

Por exemplo, seu objetivo do evento pode ser:

 

  • Aumentar seus eventos anuais em 10%
  • Aumentar suas vendas em 25% até o final do evento
  • Estabelecer um relacionamento contínuo com três novos meios de comunicação que escrevem editoriais sobre seus eventos.

 

Conheça o orçamento do seu coquetel de lançamento

Ao planejar uma festa de lançamento, verifique se você tem um orçamento para tudo que deseja no seu evento. Para impedir que você gaste demais, faça uma lista de tudo o que você deseja em seu evento e faça um orçamento com diferentes fornecedores.

Assim, com o orçamento de diferentes fornecedores, escolha aquele que ofereça o melhor custo benefício. Lembrando que, você também deve seguir à risca sua lista de evento, para evitar fugir muito do seu orçamento.

 

Organizar coquetel de lançamento: Escolha o estilo do seu evento

Outro passo importante para organizar coquetel de lançamento é decidir o estilo do seu evento. Ou seja, isso significa escolher o tipo de evento que melhor alcançar as pessoas que você deseja convidar.

Por exemplo: se o seu coquetel é para o lançamento de um produto eletrônico e sua pesquisa de mercado mostra que este tipo de assunto atrai pessoas mais jovens.

Assim, você não organizaria um coquetel elegante. Você pode, no entanto, organizar um evento com um tema “geek”.

Com estações de jogos e para fotos distribuídas por todo o local. Por isso, que a estratégia de entretenimento, bebida, comida e decoração devem sempre corresponder ao seu público.

Que tipo de evento seu público-alvo assistiria e apreciaria?

Essa é a principal pergunta que você deve se fazer para escolher o estilo do seu coquetel de lançamento. Pois, é a partir daí, que você conseguirá escolher os fornecedores certos para ajudar a criar a atmosfera perfeita. Claro, sempre dentro do orçamento do seu evento.

 

Escolha do local do evento

Você sediará o seu coquetel de lançamento no seu local ou fora? A escolha do local será orientada pelo estilo do seu evento, assim como pelo número de pessoas que você convidará e se a localização física da sua empresa faz parte ou não da sua marca.

 

organizar coquetel de lançamento

Se o seu estabelecimento é importante para a associação com seu produto. Por exemplo: lançamento de novos serviços de um spa ou de um salão de beleza devem ocorrer onde seus clientes irão usufruir deles.

Assim, se a localização física da sua empresa não for importante para a sua marca, escolha um local que corresponda ao estilo do evento.

 

Organizar coquetel de lançamento: alimentos e bebidas

Seu estilo de evento também direciona suas escolhas de alimentos e bebidas no seu coquetel de lançamento. Um ambiente informal permite que você sirva lanches simples e fáceis de comer, enquanto uma atmosfera mais formal de festa pede que você sirva algo um pouco mais sofisticado.

Se o seu produto possuir uma conexão regional ou étnica, por exemplo, produtos da América do Sul, vinhos da Itália, tecidos feitos à mão da Índia e afins, convém associá-lo ao que você serve.

Também, se você estiver contratando um fornecedor para trazer e servir alimentos e bebidas do seu evento, peça para que ele forneça várias opções no menu.

Além disso, geralmente essas empresas estão cientes das novas tendências em comida para festa, ou seja, podem afastar você de escolhas inadequadas de alimentos e bebidas.

 

Entretenimento para o seu evento

Decida se você vai ou não incluir algum tipo de entretenimento com base no tipo de coquetel de lançamento que você está realizando.

Por exemplo: se você estiver realizando um grande coquetel de lançamento de um produto em seu ponto de venda, você pode optar por usar músicas gravadas que agradem ao seu público-alvo.

Por outro lado, se você for organizar um coquetel de lançamento para advogados, por exemplo, opte por contratar músicos para fornecer música de fundo.

Assim, use essas dicas para ajudar a planejar os detalhes do seu coquetel de lançamento. Mas, se achar que não tem tempo, procure a ajuda de um planejador de eventos profissional e foque apenas na sua estratégia de vendas do seu evento.

Ah! E não esqueça de contratar um bartender! Seu evento agradece!

Menu